TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental

O que é a TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental

A TCC considera que a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos, afeta as suas emoções e comportamentos. Todo sofrimento psicológico pode ser entendido e explicado em termos de pensamentos, emoções, comportamentos e reações fisiológicas.

O objetivo da TCC é mostrar que o que tem influência sobre nós não são os acontecimentos ou as situações diárias, mas sim a forma como interpretamos cada uma delas. Propõe trazer novos recursos para que o paciente possa lidar com situações do cotidiano, onde antes tinha dificuldade, e com isso, o paciente pode corrigi-los, gerando novos padrões saudáveis e adequados para sua vida.

img-rita-psicologa2
img-rita-psicologia2
Como é o Tratamento da TCC?

É focal – focaliza no problema, tem começo, meio e fim. É diretiva – após a identificação do problema, o psicoterapeuta sugere que o paciente faça mudanças a fim de ressignificar seu raciocínio e, consequentemente, minimizar ou eliminar seus sintomas.

É colaborativa porque o psicoterapeuta e o paciente trabalham juntos, mediante a realização de tarefas. Consiste em sessões semanais, de aproximadamente 50 minutos. Em alguns casos, dependendo da demanda, há a possibilidade de alta em até ou após a média de 1 (hum) ano.

Qual o papel do psicólogo?

O papel do psicólogo na TCC – Terapia Cognitiva Comportamental é ativo, questionador e direcionado para a ação, através de técnicas específicas.

Tais técnicas colaboram para que os pacientes encontrem soluções para suas questões, pois o principal objetivo do psicólogo é entender COMO seu paciente interpreta as situações e experiências vivenciadas, a forma como se sente, pensa e se comporta. 

Depois de compreender o que aflige o paciente, o psicoterapeuta auxilia para que haja melhora em sua qualidade de vida e em seus relacionamentos sociais e profissionais, utilizando técnicas que ajudam na percepção das situações e acontecimentos.

Ao identificar aquilo que lhe causa dor, incômodo ou tristeza, o paciente, através das técnicas aprendidas, consegue alterar comportamentos e/ou pensamentos disfuncionais.

img-rita-psicologia1