TE - Terapia dos Esquemas
O que é a TE - Terapia dos Esquemas
Na Terapia dos Esquemas, a matéria prima a ser trabalhada são as memórias e emoções. É considerada uma extensão da TCC, integrativa, estruturada e sistemática, com ênfase nos transtornos de personalidade, une vários conceitos de outras abordagens. A TE evolui muito em pacientes com alguns tipos de transtornos de personalidade, onde a TCC, como terapia de curta duração, não mais os beneficiava.
Quanto mais aprofundado o relacionamento terapêutico como um veículo para a mudança, maiores são as possibilidades de transformação. Envolve uma discussão mais extensiva de experiências iniciais da vida e das origens dos problemas da infância.


Como é o Tratamento da TE?
Esquemas são padrões ou estruturas que integram e atribuem significados aos eventos.
São aplicados diversos questionários para identificação, quais sejam: de tipos parentais, esquemas ativos e modos esquemáticos (como o paciente enfrenta um ou mais dos seus esquemas).
Qual o papel do psicólogo?
O psicoterapeuta trabalha com o paciente de forma interativa, com aplicação de diferentes técnicas, de forma a buscar a satisfação das necessidades não atendidas do paciente, utilizando estratégias de reparentalização limitada e de confrontação empática, como instrumento de mudança.
